Thai
Com sua infinidade de especiarias e predileção por pimentas é difícil conseguir uma combinação perfeita de vinho com comida tailandesa. O mais importante é avaliar o calor do prato...
1/31/20251 min read
THAI
Com sua infinidade de especiarias e predileção por pimentas é difícil conseguir uma combinação perfeita de vinho com comida tailandesa. O mais importante é avaliar o calor do prato. Na verdade, poucos pratos tailandeses combinam com vinho tinto, então você pode ir mais ou menos direto para a seção branca da carta de vinhos, independentemente do que estiver comendo. A natureza aromática dos pratos tailandeses também é mais adequada aos perfis de sabor de uvas brancas.
Os vinhos brancos não têm tanino, o que é uma coisa boa. Não só isso, mas o que eles têm é uma acidez mais elevada, o que pode ajudar a refrescar o paladar e neutralizar qualquer calor no prato com a mesma eficácia que a cerveja.
Um pouco de doçura também não é uma coisa ruim, e para comida tailandesa poderíamos lançar mão de Riesling alemão (Spätlese ou Kabinett se possível), Sauvignon Blancs suculentos e aromáticos da Nova Zelândia e Viogniers com aroma de damasco.
Para pratos quentes, mas leves (por exemplo, carne de porco, pimenta e manjericão), experimente um Soave ou Pinot Blanc fresco e neutro. Para pratos mais carnudos, opte por um Alsace Tokay Pinot Gris.
Os taninos causam a sensação de ressecamento na boca que se sente no vinho tinto. São uma parte essencial da composição do vinho tinto e, geralmente, um ingrediente essencial para fornecer "estrutura" na hora de combinar os alimentos. Mas como secam a boca, exageram o calor de comida, por isso tenha muito cuidado ao pedir vinho tinto com pratos picantes. Se você insiste em vinho tinto, escolha um vinho menos potente como Dolcetto , Beaujolais ou Valpolicella.


