Frango e Carne de Porco
Ambos combinam bem com brancos ou tintos leves. Para brancos cheios de personalidade, é difícil superar a Borgonha (infelizmente, os bons são caros) com seus fascinantes Chardonnays...
1/31/20251 min read
FRANGO E CARNE DE PORCO
Ambos combinam bem com brancos ou tintos leves. Para brancos cheios de personalidade, é difícil superar a Borgonha (infelizmente, os bons são caros) com seus fascinantes Chardonnays. Pode optar por um vinho de mesma uva chileno, argentino ou brasileiro.
Carne branca com molho cremoso - uma garrafa de Riesling é uma ótima combinação cheia de personalidade. A preferência seria por um vinho seco da Alsácia, se você puder encontrá-lo.
Se você gosta de um vinho tinto com sua carne branca, Pinot Noirs como o Borgonha tinto (as mesmas regras de preço se aplicam aos Borgonhas brancos) são os melhores. Caso contrário, opte por um tinto italiano leve a médio, como Valpolicella ou Chianti.
A harmonização com outras aves merece um texto especial assim como o famoso leitãozinho. Posso adiantar que costelinha de porco vai muito bem com tintos evoluídos (Bordeaux etc..). Como colocava meu saudoso amigo e expert em harmonização, Nelson Pereira "Os taninos ficam na medida certa para fibrosidade delicada da carne, além disso a acidez dos vinhos é suficiente para gordura do prato, sem falar dos aromas tostados de forno que complementam bem os toques de evolução do vinho.


