Conhecer o Queijo

De muitas maneiras, você prova e avalia o queijo da mesma forma que faz com o vinho. Você presta atenção à aparência, ao cheiro e aos sabores do queijo...

2/1/20252 min read

CONHECER O QUEIJO

De muitas maneiras, você prova e avalia o queijo da mesma forma que faz com o vinho. Você presta atenção à aparência, ao cheiro e aos sabores do queijo.

Os adjetivos usados geralmente são diferentes. “Agradavelmente mofado” ok apenas para queijos né? A textura também é uma consideração importante porque há uma variedade muito ampla.

O VISUAL

O queijo pode ser muito bonito de se ver. Do branco puro e brilhante do queijo de cabra fresco ao interior manchado e complexo do queijo azul, cada queijo conta uma história por meio de sua aparência.

Reserve um momento para olhar atentamente para o queijo e observe:

  • As cores do exterior (a casca) e do interior (a pasta). As cores são consistentes e uniformes em toda a superfície ou algumas áreas têm coloração diferente de outras?

  • A textura da casca - há saliências ou rachaduras? A casca é uniforme em toda a roda ou é mais seca em alguns lugares?

Depois de cortar uma fatia, compare o centro da fatia com o queijo logo abaixo da casca. Como o queijo se desenvolve de fora para dentro, você provavelmente verá uma diferença.

O AROMA

O vinho vem da fruta, e o queijo vem do leite. Essa diferença por si só garante que um conjunto diferente de adjetivos entrará em jogo, certo? O que pode ser surpreendente, no entanto, são as semelhanças no aroma que você pode descobrir.

Não é incomum que ambos apresentem aromas lácticos, terrosos ou herbáceos. Eles podem ter diferentes expressões desses cheiros, mas podem estar mais próximos do que você esperaria.

Ao cheirar um pedaço de queijo, sinta bem o cheiro. Com alguns queijos, isso não será um problema (certos queijos de casca lavada e azuis serão notados no momento em que forem trazidos para a sala). Quer isso signifique levar o queijo até o nariz ou manter uma distância respeitável, observe o que você cheira.

Enquanto os vinhos podem cheirar a cerejas, limões ou baunilha, os queijos podem cheirar a animais, leveduras ou mofo (uma ótima característica em alguns queijos, não tanto em vinhos).

O queijo tem cheiro de grama, de leite cru do animal? Por exemplo, muitos queijos de leite de ovelha retêm o cheiro de fazenda e animal da ovelha. O aroma pode ser suave ou proeminente, mas está sempre lá. É agradável ou desagradável?

E não esqueça de tomar nota das características encontradas.

A SENSAÇÃO DE TEXTURA

A textura do queijo desempenha um papel importante na sua avaliação. Em vinhos, a textura é importante, mas geralmente tem menos impacto na sua impressão.

Os vinhos tendem a ter texturas semelhantes com base em seu tipo - vinhos de sobremesa são tipicamente mais espessos e viscosos do que outros vinhos, por exemplo, mas a maioria dos vinhos de sobremesa lhe dará a mesma impressão geral.

Com queijos, essas variações texturais podem ser maiores e mais intensas, mesmo dentro do mesmo estilo de queijo.