Comida Indiana

É mais fácil combinar vinho com comida indiana no caso de pratos mais cremosos ou com tempero médio...

2/14/20251 min read

COMIDA INDIANA

É mais fácil combinar vinho com comida indiana no caso de pratos mais cremosos ou com tempero médio (ex.: Chicken Tikka Masala – foto). Assim como na culinária tailandesa, evite vinhos tintos por causa dos taninos e prefira os brancos. O sabor dominante na culinária indiana tende a ser o molho, e não a carne, por isso é perfeitamente possível combinar carne vermelha com vinho branco.

Adam Centamore propõe dois caminhos a seguir: ou encontrar um branco encorpado e pungente que enfrente os sabores intensos da comida (como um Alsace Gewürztraminer) ou optar por algo deliberadamente mais neutro, que ajude a suavizar o tempero. Vinhos exuberantes como Tokay Pinot Gris ou Pinot Blancs alsacianos são boas apostas.

Para pratos mais cremosos, como korma ou passander, os Rieslings são uma opção interessante. Para caril de peixe, Sauvignon Blanc da Nova Zelândia ou da África do Sul funciona bem. Um dos favoritos de Adam é o branco do Rhône, que pode harmonizar com muitos pratos, embora nem sempre seja fácil de encontrar. Se você gosta de algo fora do comum, grandes vinhos de sobremesa, como o Tokaji, surpreendem. Eles possuem exuberância suficiente para resistir até mesmo a pratos bem picantes e têm alta acidez, ajudando a manter o paladar fresco. Você pode não encontrar muitos desses vinhos em listas de restaurantes, mas, se estiver recebendo convidados em casa, eles podem agradar a todos.

O maior problema se resume a uma palavra: calor. “Se você é viciado em pratos extremamente apimentados, como o vindaloo, terá que aceitar que suas opções são, para dizer o mínimo, limitadas”, diz Adam Centamore em seu livro Tasting Wine & Cheese.